Câncer Colorretal Esporádico

Quando a pessoa com o câncer colorretal é o único na família, não existe outros casos. Representa a maioria dos casos de câncer colorretal. O risco na população geral acima dos 50 anos é de que 1 pessoa a cada 500 desenvolverá o câncer colorretal.
 
✔Representa cerca de 70% dos casos de câncer colorretal; 
✔Tende a acometer pessoas mais tarde na vida (após os 50 anos);
✔Não tem história familiar de primeiro grau;
✔Não é identificada mutação genética herdada.
 
Portanto, a maioria dos cânceres colorretais é esporádica, o que significa que você começa com genes saudáveis ​​e as mutações genéticas se acumulam com o tempo (normalmente devido à idade e ao ambiente). 
 
As causas do câncer colorretal esporádico ainda não estão totalmente esclarecidas. O mais aceito é que o câncer colorretal resultaria da interação entre a predisposição genética e os fatores ambientais.
 
A idade é considerada um importante fator de risco para câncer colorretal esporádico. O diagnóstico de câncer colorretal esporádico é uma ocorrência rara em pacientes com menos de 40 anos. Depois disso, a incidência aumenta acentuadamente a cada década de vida. Em países desenvolvidos, o risco de câncer colorretal é de 1 em cada 10 homens após a 8ª década de vida. 
 
O câncer colorretal esporádico de início precoce é responsável por cerca de 7% da população total de câncer colorretal no Ocidente, mas está aumentando em incidência. As razões para esta tendência não são bem compreendidas.  Foi levantada a hipótese de que o câncer colorretal esporádico de início precoce é uma doença biologicamente e clinicamente distinta, em que indivíduos mais jovens têm doença mais agressiva e pior sobrevida.