CARNE PROCESSADA E VERMELHA – CÂNCER DE INTESTINO

CARNE PROCESSADA E CARNE VERMELHA – CÂNCER DE INTESTINO

O consumo de carnes processadas (salsicha, linguiça, bacon e presunto), aumenta o risco de câncer de intestino, afirma relatório da OMS. A carne processada é um fator de risco certo para o câncer de intestino, e carnes vermelhas (carne de boi, porco, cordeiro, vitela, carneiro, cavalo e cabra), de um modo geral, são fatores de risco “provável”.

As carnes processadas estão classificadas no grupo 1 de carcinogênicos para os quais já há evidência suficiente de ligação com o câncer. Na mesma classificação estão tabaco, amianto e fumaça de óleo diesel.

Estima que a ingestão diária de 50 gramas de carne processada aumente o risco de câncer de intestino em 18%.

A carne vermelha é classificada como um carcinógeno (produto capaz de provocar câncer) “provável” e entrou na lista do grupo 2A. Esta classificação é reflexo de evidências limitadas de que a carne vermelha causa câncer.  A carne vermelha é considerada uma fonte importante de nutrientes.

A recomendação é que seja ingerida até duas vezes na semana, podendo ser substituída, nos outros dias, pelas carnes brancas, ovos e outras combinações de alimentos com valor proteico semelhante, como arroz com feijão.

A alimentação saudável requer variedade e deve contemplar os diversos tipos de alimentos, dentre os quais destacam-se as frutas e hortaliças, considerados protetores contra o câncer. As carnes complementam a alimentação, porém, há que se observar que a quantidade consumida está relacionada com o risco de desenvolver câncer. Quanto maior o consumo, maior o risco de ter a doença.

www.derival.com.br
www.colonoscopia.net.br
derival.santos@gmail.com

#derival #drderival #endocolono #colonoscopia #proctologia #proctologista #coloproctologia #coloproctologista #polipectomia #mucosectomia #polipo #poliponocolon #polipocolonico #cancercolorretal #cancerdeintestino #diverticulo #diverticulodocolon #colite #coliteulcerativa #retocoliteulcerativa #doencadecrohn #crohn #hemorroidas #fissuraanal #fistulaanal #intestinoimporta #carnevermelha #carneprocessada #carneecancer #saudedointestino