Herpes Simples Genital

Introdução

O herpes vírus hominis (HVH) é o responsável por quase todas as doenças anorretais herpéticas. Surge 4 a 21 dias após o coito receptivo anal.

Quadro clínico

Normalmente manifesta-se como lesões avermelhadas na região anorretal – comprometem a região perianal, canal anal e reto médio e distal – junto com dor intensa e constante (dificulta o exame proctológico), prurido e secreção mucopurulenta. Evoluem para vesículas agrupadas, umas ao redor das outras, por 4 a 5 dias; após isto ulceram e formam crostas e resolvem espontaneamente em 2 a 3 semanas. Pode ser acompanhadas de febre, mialgias e mal-estar. Em cerca de ¾ aparecem íngua inguinal e podem aparecer em outras regiões pela auto-inoculação. Podem ocorrer sintomas neurológicos como parestesia, retenção urinária e impotência. É altamente contagiosa até a reparação total. Traumas, tensão emocional e infecções diversas podem provocar a recorrência que geralmente é mais branda, de resolução mais rápida e sempre surge no mesmo local.

Herpes Simples Genital

Herpes Simples Genital

 

Herpes Simples Genital

Herpes Simples Genital

Diagnóstico

Citologia do material colhido por raspagem das lesões ou a biópsia levam ao diagnóstico .

Tratamento

Não existe cura para o herpes, para o seu tratamento são utilizados medicamentos anti-virais que reduzem bastante o tempo de recuperação, sendo que o controle das manifestações clínicas se fazem com medicação tópica na maioria dos casos. O tratamento serve apenas para apressar a cicatrização das feridas e eliminar a dor e o desconforto.

  • Aciclovir: 400 mg – via oral – 3 vezes ao dia durante 7-10 dias ou 200 mg – via oral  – 5 vezes ao dia durante 7-10 dias.
  • Famciclovir: 250 mg via oral 3 vezes ao dia durante 7-10 dias ou
  • Valaciclovir: 1 g via oral 2 vezes ao dia durante 7-10 dias.

Banhos de assento, laxantes suaves, analgésicos e os anti-virais abaixo.
Pode-se associar o tratamento local com o aciclovir creme 5% 5 vezes ao dia após os banhos de assento.

NOTE: O tratamento deve ser prolongado caso a cura seja incompleta após 10 dias de tratamento.