Preparos

PREPAROS PARA OS EXAMES REALIZADOS NA CLÍNICA ENDOCOLONO – DR DERIVAL AFONSO

  ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA MANHÃ ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA TARDE RETOSSIGMOIDOSCOPIA RÍGIDA
  BAIXE O PREPARO BAIXE O PREPARO BAIXE O PREPARO

 

Para a escolha do preparo intestinal da colonoscopia responda as seguintes perguntas:

  1. Já fez a colonoscopia antes com preparo ruim?
  2. Com que frequência vai ao banheiro evacuar? Demora mais de 4 dias?
  3. Faz uso de antidepressivo?
  4. Quem vai fazer a colonoscopia é diabético ou possui alguma limitação física como sequela de AVC, demência, doença de Parkinson ou uso de cadeira de rodas ou muleta/bengala?

SIM para uma das perguntas! Faça o preparo reforçado para a colonoscopia. BAIXE O PREPARO

NÃO para todas as perguntas! Faça o preparo padrão para a colonoscopia. BAIXE O PREPARO
 
A preparação é realmente tão ruim quanto todo mundo diz que é? VEJA A RESPOSTA!
 
O que posso comer um dia antes da colonoscopia? VEJA A RESPOSTA!

Pacientes com Colostomia
1. Preparo para pacientes com COLOSTOMIA sem o coto retal: fazer o preparo igual aos pacientes SEM colostomia.
2. Preparo para pacientes com COLOSTOMIA com o coto retal: fazer o preparo igual aos demais pacientes, mas realizar também a lavagem do coto retal com o Fleet enema ou Phosfoenema—130ml—2 unidades.
.
 

 

A importância de se preparar para um exame médico

Para realizar os exames de colonoscopia, endoscopia digestiva alta e retossigmoidoscopia rígida é necessário se preparar adequadamente. Os preparos são específicos para cada um dos exames e em linha geral incluí o uso de medicamentos e alguma forma de dieta.

Na hora de fazer seus exames, não deixe a falta do preparo adequado te pegar de surpresa.

Realizar um destes exames é um passo muito importante para detectar possíveis problemas de saúde e, assim, garantir mais qualidade de vida. Mas você sabe exatamente como se preparar para eles? Mais do que apenas um teste, o exame médico pode dizer muito sobre sua saúde e ajudar na prevenção e no seu cuidado integral.

1- Certifique-se sobre o local e o horário

É importante entender que o exame endoscópico é um passo importante para cuidar da sua saúde. Ele propiciará ao médico fazer diagnósticos, tratamentos e prevenção das doenças digestivas. Por isso, ele deve ser realizado com calma e segurança. E nisso você pode ter um papel muito importante!

Assim, o primeiro passo para se preparar para um exame médico é certificar-se do local e do horário com antecedência. Dê uma olhada no trajeto e planeje como ir e que horas você pretende sair. Isso permitirá que você chegue com tranquilidade e possa realizar o exame sem nenhuma outra preocupação.

2- Confira os procedimentos pré-exame

Outra dica para se preparar para os exames é conferir quais são os procedimentos que você deve fazer para o seu exame específico com orientações próprias, que devem ser seguidos à risca. Afinal, um preparo que não leve em conta essas orientações podem afetar todo o resultado.

O consumo de algumas substâncias ou o não cumprimento do jejum, por exemplo, são fatores que podem comprometer o resultado. Por isso, para se preparar para o seu exame da melhor forma, confira atentamente os procedimentos que o antecedem com a Clínica Endocolono.

3- Informe seu histórico médico

Independente do exame que for fazer, informar o seu histórico médico é muito importante. Isso permite uma análise melhor do seu estado de saúde e que os profissionais estejam informados sobre possíveis alterações.

Além disso, faça uma lista com os medicamentos que você toma e as suas dosagens. Dessa forma, será possível avaliar a necessidade ou não de suspender ou reajustar a dose, por exemplo, antes da realização do exame.

4- Oriente-se com seu médico

Uma das melhores formas de se preparar para um exame médico é solicitar orientações ao seu médico. Converse com ele, entenda sobre o exame e tire todas as dúvidas que tiver antes de realizar o procedimento.

E lembre-se: é extremamente importante lembrar de todas as informações. Mesmo os sintomas mais “simples” podem alterar completamente o diagnóstico e, por isso, devem ser informados ao médico antes do exame.

5- Siga as orientações

Além de respeitar os procedimentos pré-exame, é essencial que você também siga as orientações passadas pelo responsável por seu exame. É comum que, nessas situações, algumas pessoas fiquem nervosas, mas as orientações do profissional que irá realizar o exame vão ajudar você a passar por esse momento e obter o melhor resultado ao final.

Nesses casos, é essencial manter a calma e seguir as instruções passadas. Lembre-se de que aqueles profissionais estão ali para ajudar e garantir mais saúde e bem-estar aos pacientes.


 

A preparação é realmente tão ruim quanto todo mundo diz que é?
 
Não há nenhuma cobertura de açúcar nesta parte: a etapa final de preparar seu intestino para uma colonoscopia é limpá-lo completamente, e isso é … desagradável. Mas algumas medidas aumentam a tolerância e reduzem o desconforto.
 
Durante o uso do laxante principal recomenda-se que você faça essa parte em casa ou em algum lugar onde se sinta confortável, uma vez que você irá ao banheiro frequentemente ao longo de algum tempo. O número de evacuações é muito variável (média de 6), mas no final as fezes deverão estar líquidas e claras ou amareladas sem quaisquer resíduos.
 
Você pode usar água resfriada para preparar a solução laxante. Coloque a jarra com a solução e o copo com cerca de 150 ml (copo americano ou lagoinha) em local próximo de onde você ficará. Tome o copo bem devagar em pequenos goles (2 a 3 minutos para cada copo). Você pode usar um canudo para que o líquido vá para o fundo da boca e evitar o sabor excessivo e, após a preparação, você pode chupar uma fatia de limão ou um pedaço de doce.
 
Caso você tenha um estômago sensível com baixa tolerância ou história de náuseas ou vômitos poderá usar sob a língua 2 comprimidos de 4 mg de ondansetrona di-hidratado 20 minutos antes de iniciar o preparo.
 
Após as evacuações use a ducha higiênica e seque sem esfregar ou use um lenço umedecido ou mesmo uma toalha úmida. Evite usar o papel higiênico para não traumatizar o região.
 
Você deve continuar a tomar líquidos claros até duas antes da realização da colonoscopia, mesmo após o término da solução com laxantes. LEMBRE-SE que nas duas horas que antecede o exame você não pode comer nem beber nada, JEJUM ABSOLUTO.
 
O processo não é fácil, mas lembre-se de que essa é uma etapa inteligente para proteger sua saúde. Se você se preparar bem, o exame será de alta qualidade e mais rápido e que você, geralmente, não precisará repetir este processo nos próximos 5 a 10 anos. 


O que posso comer um dia antes da colonoscopia?

O preparo intestinal adequado é fundamental em todos os aspectos da colonoscopia, especialmente em termos da precisão do encontro de pólipos. Quando o preparo intestinal é inadequado, a taxa perdida de pólipos maiores que 5 mm é 3 vezes maior.

Atualmente adota-se uma dieta restritiva apenas nas 24 horas que antecedem o exame de colonoscopia, ou seja, no dia anterior. A dieta com poucos resíduos é a recomendada, uma vez que o resultado é satisfatório, seguro, mais bem tolerado e aumenta as taxas de repetição do exame nos casos indicados.

No dia anterior, durante a preparação e depois da colonoscopia é recomendado ingerir uma volume maior de líquidos claros para minimizar a perda de líquidos corporais causadas pelas evacuações líquidas resultante dos laxantes usados para limpar o intestino. Inclui água, refrigerante e gatorade transparentes, chá e caldos claros sem gordura. Evite quaisquer líquidos que contenham corante vermelho, azul ou roxo, pois eles podem parecer sangue em seu intestino e dificultar a identificação de lesões durante a colonoscopia.

No dia anterior ao exame, até duas antes de iniciar a tomar o laxante principal do preparo intestinal (lactitol ou lactulose usados na Clínica Endocolono) você pode comer em quantidade limitada de alguns alimentos com poucos resíduos como: pão branco, macarrão branco, arroz branco, carne de frango ou peixe grelhados ou cosidos, ovo cosido, gelatina clara e biscoito água e sal.

* Não coma os seguintes alimentos:
✓ Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja em grão).

✓ Grãos, farelos e farinhas integrais (arroz integral, linhaça, aveia, cevada, milho, trigo). Pães e biscoitos integrais (centeio, farinha integral, milho).

✓ Cereais instantâneos e matinais.

✓ Vegetais (agrião, alface, abóbora, abobrinha, aipo, aspargos, beterraba, brócolis, couve, acelga, batata-doce, rúcula, escarola, erva-doce, espinafre, repolho, salsa, cebolinha, cebola, cenoura crua, couve-flor, milho verde, nabo, pepino, pimentão, quiabo, rabanete, tomate cru, vagem).

✓ Frutas (abacate, abacaxi, ameixa fresca, ameixa seca, amora, caju, cereja fresca, coco fresco e/ou seco, damasco seco, figo fresco e/ou seco, goiaba, kiwi, laranja (com o bagaço), maçã com casca, manga, maracujá, mamão, melancia, melão, tangerina, morango, nectarina, pera com casca, pêssego com casca, tâmara, uva fresca e passa.